Google vs Facebook

Google Adwords ou Facebook: onde anunciar?

Podemos alcançar ótimos resultados com cliques gratuitos, mas investindo em cliques pagos, podemos alcançar resultados melhores ainda. Os dois gigantes, Google e Facebook, desenvolveram plataformas de publicidade bastante robustas para os anunciantes, oferecendo um enorme poder de alcance e segmentação para alcançar o público em todas as etapas da jornada de compras.

Google Adwords ou Facebook, onde é melhor anunciar?

Em poucas palavras no Google as pessoas buscam informações. Já no Facebook buscam entretenimento.

Quando devo anunciar no Google Adwords e não no Facebook?

A principal vantagem de anunciar no Google Adwords vai além da escolha de palavras-chave para aparecer no topo das buscas. Consultando o relatório “termos de pesquisa” podemos saber exatamente o que foi digitado no Google. Comparado ao Facebook, esse rápido é a principal vantagem de anunciar no Google Adwords.

O Adwords vai além do topo das buscas e podemos atingir o usuário no momento em todas as etapas de compra, desde quando ele ainda está buscando informações até o momento que ele está vendo um vídeo no Youtube. Desenhando a estratégia certa aparecemos em momentos decisivos da compra, aumentando a chance de venda.

Quando anunciar no Facebook e não no Google Adwords?

No Facebook, a exibição dos anúncios não é ativada por palavras-chave, mas sim por uma infinidade de fatores sociais como perfil demográfico, interesses e comportamentos. Para estabelecimentos comerciais, a principal vantagem de anunciar no Facebook, comparado ao Google Adwords, é sua possibilidade de segmentação por raio.

Outra significativa vantagem em relação ao Google Adwords é o poder de viralização das redes sociais. Detendo valiosíssimas informações sobre a reação do público, o Facebook possibilita a um profundo entendimento do público e as marcas podem usar isso para alcançar uma proximidade cada vez maior com seus consumidores.

Afinal, onde é melhor anunciar: Google Adwords ou Facebook?

Não podemos dizer que anunciar Google Adwords é melhor que anunciar no Facebook, ou vice versa. Cada plataforma tem suas vantagens e a escolha vai depender dos objetivos da sua campanha. E vale lembrar que nada impede de escolher anunciar tanto no Google como no Facebook.

Em poucas palavras, a melhor escolha é anunciar nas duas plataformas.

Em geral, o Google Adwords traz bons resultados quando o objetivo é a vendas, visto que os anúncios atingem o público no momento certo: na hora que está buscando uma solução. Já o Facebook Ads tem mais potencial para construção de marca, pois o usuário ainda não está no momento decisivo da compra, então você pode nutrir seu interesse, engajamento e lembrança.

Google ou Facebook? Na dúvida teste.

Tanto o Google Adwords quanto o Facebook oferecem relatórios bem completos para avaliar o desempenho alcançado. Crie campanhas nas duas plataformas, compare os resultados e veja em qual delas conseguiu mais resultados.